Passo-a-passo

MÁSCARA DE DOBRAS
Pintando e dobrando (Passo-a-passo traduzido)

Esta será cor de pele de elefante, com três diferentes tintas solúveis em água: acrílico branco básico, azul / ouro metálicos e ouro / tinta de interferência verde. A combinação de uma cor contrastante básica - neste caso branco para contrastar o papel preto - e uma cor metálica, parece dar bons resultados e a tinta de interferência tem um efeito sutil, que não tem cor muito própria, mas cria um pouco de brilho sobre um fundo escuro que muda de uma cor para outra, à luz diferente. Minha esposa tem recolhido muitos tipos diferentes de tintas, corantes e tintas ao longo dos anos e ela gosta de experimentar com eles em diferentes combinações para ver o que eles podem fazer. Esta pintura é uma experiência.



E começa a espumar!




Basta fincar um canudo na mistura de tintas e soprar. Você deve estar acostumado a fazer isso no seu milk-shake como uma criança, para consternação de seus pais. Ou talvez você ainda vá fazer isso. A técnica é praticamente a mesma, exceto que  o sabão fará a espuma misturar-se rapidamente.


Agora minha mulher achou técnica na internet e, nesse tutorial foi recomendado espumar uma tigela grande de tintas e segurando o papel sobre a tigela, coloque-o nas bolhas. O papel que temos aqui é muito grande para fazer isso e as bolhas não querem realmente ficar no papel tipo pele de elefante (uma das qualidades da “pele de elefante” é que ela é relativamente resistente a manchas). Então nós colocamos o papel para fora e espalhamos a espuma com uma colher.






Basta colocá-lo por cima.

Agora você tem que esperar um pouco para as bolhas secarem e se desfazerem na pele de elefante. O efeito é bastante sutil. Uma vez que a bagunça acima secou, minha esposa fez isso tudo de novo para outra camada e ainda ficou bastante sutil, mas o efeito é um tipo de distribuição nublado. Muito legal.
Papel pintado com sucesso com um aspecto muito melhor do que antes, eu tenho que descobrir o que fazer com ele. Estava fazendo algumas modificações no recente projeto "oréade" que estava ansioso para experimentar, então pensei que seria digno de algum papel muito bom. Apenas um problema em potencial: a máscara é de 96 dobras, no mínimo, e o papel tem 35 centímetros de largura.

Deixe-me explicar. Cada modelo tem um número mínimo de dobras necessárias para criar a forma plenamente. Seja qual for a grade que eu uso devem ter pelo menos o número mínimo de vincos para acomodá-los. Peças mais complexas têm mais dobras. A maioria das minhas máscaras anteriores estão em grades de 64 pregas de diâmetro. Os projetos mais recentes têm dobras mais complexas e exigem grades de 96 pregas de diâmetro. Os números não são arbitrários - as grades são dobradas por qualquer divisão do papel na metade ou em terços e depois dividindo cada uma dessas secções na metade, e cada uma dessas duas metades em outra  metade, e assim por diante até que o número apropriado é atingido (isto é uma "sanfona").Em última análise, o número de divisões será igual X vezes 2 a enésima potência, onde x é o número inicial de divisões e N é o número de vezes que as divisões são reduzidas pela metade. Então, se você começar com um papel dividido em dois e em seguida, dividir cada seção no meio 5 vezes, você ganha 2 vezes 2 à quinta potência = 64 divisões. Se você começar com papel dividido em terços, você recebe 3 vezes 2 à quinta potência = 96. Tentando obter uma grade com um número de divisões que não seguem esta fórmula fica confuso, então eu tento ficar com grades que são 32, 48, 64 ou 96 divisões de diâmetro.

Normalmente isso funciona bem, porque o papel que eu uso vem em folhas de 100 x 70 cm. Posso cortá-lo ao meio e pegar um pedaço de papel de 50 cm de largura para uma rede de 96 dobras em de diâmetro e cada dobra será um pouco mais do que 5 mm. de largura - um bom tamanho para trabalhar. Eu posso cortar o papel em quartos e têm folhas que são 35cm de largura, que terá uma grade de 64 dobras de largura e as pregas ainda serão um pouco mais de 5 mm de largura.

Mas o que eu tenho aqui é um pedaço de papel de 35 cm. de largura e preciso de uma grade prega 96 para a máscara que desejo dobrar. As pregas vão acabar ficando com quase 3,5 mm. de largura. Isso é um pouco menor do que eu gostaria. Mas não impossível.




O papel tinha, na verdade cerca de 34 cm. de largura, eu tive que aparar as arestas um pouco. Você pode ver na vista de trás, na parte de baixo que as pregas são cerca de um terço de um cm. de largura. A tinta não afeta muito a dobradura. Eu não a quebrei, nem descamei. A tinta ou o sabão ou a combinação de ambos conferem ao papel um toque ligeiramente ceroso, mas o papel ainda dobra bem.



O projeto que vou dobrar está registrado nesta pedaço de papel com um aspecto ligeiramente triste.


Você pode ver os traços de um rosto na vista frontal. Abaixo disso é a visão de trás, que realmente tem a informação mais útil - todas as porcas e os parafusos que prendem o projeto em conjunto. Parece uma bagunça, porque foi dobrado, desdobrado e dobrado novamente mais e mais conforme eu ia trabalhando a combinação certa de vincos para conseguir o que queria. Ele servirá como uma espécie de mapa do caminho quando eu comecei a dobrar a nova máscara. Eu não escrevo ou diagramo nada - eu só tenho um monte dessas peças parcialmente dobradas que uso para referência.



Comecei a dobrar no topo, descendo para linha central e no lado esquerdo da face, consultando o "mapa do caminho" com cada dobra.


Neste ponto, mais da metade da máscara foi dobrada, e não preciso do roteiro mais. A máscara é simétrica de modo que posso usar a informação no lado terminado para dobrar o resto da máscara.



 Pronto!

Fonte: http://joelcooper.wordpress.com/2012/02/27/painting-paper-and-folding-a-mask/








_______________________________________________


Um pouco sobre a arte de Calvin Nichols.


1 - Desenhando a camada.
O desenho final se tornará a camada para todo pedaço de papel que será recortado.
2 - Montando as partes para a forma do corpo.
Pedaços individuais são traçados a partir do detalhe e então transferidos para o papel atual utilizado na escultura. Cortes são feitos com bisturis e estiletes de precisão encima de um plástico ou prancha de corte. Bisturis pequenos podem funcionar se você for devagar e cortar com movimentos muito suaves. Use uma quantidade bem pequena de cola em um palito de dentes. Anexe os pedaços começando pela ponta da cauda e vá subindo. Como telhas em um telhado. O formato do corpo onde as peças são coladas, é feito com papel mais pesado para adicionar resistência.

3 - Corte múltiplos pedaços.
Quando estiver cortando pequenos pedaços, faça-os em longos filetes com um pedaço de papel seguindo-os junto. Isso torna fácil segurar os pedaços quando adiconar textura ou escorar o meio. Escorar e aparar as arestas podem ser feitos com o lado contrário do seu bisturi, uma faca de pão, cabo de colher, ou muito cuidadosamente com a ponta de um compasso.
4-Beija-flor com detalhes coloridos.
Aí está o pássaro e sugador de nectar todo finalizado e montado em esteiras. Você pode improvisar esteiras em suas aulas usando um pedaço de caixa ondulada recortado, e para ficar da cor que deseja, adicione um pedaço de papel branco ou colorido por cima. Encontre um plano de fundo adequado, coloque o trabalho em uma luz adequada e tire uma foto dramática que pode ser enviada até mesmo como cartão de boas vindas.